"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."


sábado, 6 de novembro de 2010

Localização Vale do Ribeira.


O Vale do Ribeira se encontra entre os estados do Paraná e São Paulo, no qual abrange 32 municípios e contendo mais de 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais.

Formado pela Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranguá, o Vale do Ribeira, apesar da localização retirada e da riqueza em fauna e flora – habitam comunidades indígenas, caiçaras, remanescentes de quilombos e pequenos agricultores e suas famílias -,possui um baixo indicador social do estado de São Paulo e Paraná, com os mais altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo pelo baixo avanço tecnológico, industrial e social.

Atualmente, o Vale conta com cerca de 400 mil habitantes, porém, não possui alternativas econômicas viáveis para o desenvolvimento sustentável. Além desses pontos, a região é conhecida também pela intensa atividade de mineração voltada para a produção de zinco, chumbo e prata, e já apresentou adversos efeitos para o meio ambiente e para a população local.

O Vale do Ribeira, ou como é conhecido popularmente, o PETAR, possui uma grande importância turística para os estados de São Paulo e Paraná, pois possui o maior remanescente de Mata Atlântica e tem umas das maiores concentrações de cavernas calcárias do mundo. Entre as 200 cavernas catalogadas, as mais famosas e freqüentadas são as cavernas do Diabo, Santana, Casa da Pedra Água Suja e Morro Preto, que possui o maior pórtico de entrada do mundo com 230 metros de altura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário