"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."


sábado, 6 de novembro de 2010

Estalactites e Estalagmites .


As cavernas calcárias são formadas principalmente por um mineral chamado calcita (CaCO³). É a partir desse mineral que são formados os espeleotemas, que tornam a caverna calcária tão ornamentada. Os espeleotemas mais comuns são as estalactites e as estalagmites, mas existem outros como as cortinas, as pérolas sedimentares, as colunas, os cálices, entre outros. A água é o principal fator para a ocorrência dos espeleotemas, que são formados da seguinte maneira:


A água proveniente de chuva ou dos rios abre pequenas frestas no calcário, e vão descendo até o interior das cavernas. Junto com essa água desce a calcita dissolvida, que é o mineral que gera os espeleotemas. Ao gotejar, o CO2 se desprende, a calcita cristaliza dando origem a estalactites, ou estalagmites, e se ficar muito tempo gotejando irá unir uma estalactite com uma estalagmite formando uma coluna, e desse modo vão se formando os diversos espeleotemas.

Quando pensamos em cavernas, as primeiras coisas que vêm à cabeça são o escuro, os espeleotemas e os morcegos, mas nem todas as cavernas são assim.
“As cavernas de arenito têm uma beleza diferente das de calcário. Aqui, por exemplo, não há espeleotemas - formações como as estalactites e as estalagmites que tanto são associadas à idéia popular de caverna. No processo de erosão química do arenito, não sobra mineral que possa ser cristalizado. É o que acontece no caso das cavernas de calcário, onde a água que dissolve a rocha leva junto uma dose de calcita, um mineral que pode cristalizar e formar uma infinidade de objetos decorativos subterrâneos”.

Um comentário:

  1. Espetacular! Estava mesmo pesquisando a respeito de se havia outra rocha sedimentar além do calcário capaz de formar espeleotemas.

    ResponderExcluir